Convênio entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Receita Federal foi firmado na sexta-feira (10), durante solenidade na Acifi
A partir de segunda-feira (13) entra em funcionamento o Ponto de Atendimento Virtual (PAV) na sede da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), onde já funciona a Central do Empreendedor. Inicialmente os serviços serão ofertados das 8h às 13h e substituirão o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) na sede da Receita Federal.
A assinatura do convênio entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Receita Federal aconteceu na sexta-feira (10), na sede da Acifi, e contou com a presença de autoridades, empresários e servidores do Município e RF.
O PAV vai auxiliar o cidadão com uma série de serviços, como cadastros de CPF, CNPJ, imóvel rural, obras e CAEPF; emissão de documentos de arrecadação como DARF, GPS e DAS; cópia de declaração; protocolo de documentos; consulta de pendência fiscal; entre outros.
A unidade contará com o apoio de servidores municipais, sendo um titular e um suplente, capacitados pela Receita Federal, que prestarão atendimento aos contribuintes, auxiliando na requisição dos documentos digitais.
O prefeito Chico Brasileiro destacou a parceria com a Receita Federal e parabenizou a equipe da Central do Empreendedor, vinculada à Secretaria da Fazenda, que irá coordenador os atendimentos. Ele também destacou o papel do Poder Público no atendimento ao cidadão.
“Não se trata de órgãos ou instituições separadas, se trata do interesse do cidadão e do que ele realmente precisa, por isso temos que nos unir, porque isso é um dever do Poder Público. Através de parcerias como essa, conseguimos atender quem mais precisa. Agradeço essa parceria e a Receita Federal por ter essa visão, porque são parcerias importantes que engrandecem e fortalecem o serviço público”, disse.
Delegado da Alfândega da Receita Federal de Foz do Iguaçu, o Paulo Bini explica que o PAV atenderá de forma ágil o cidadão que mais necessita. “No primeiro semestre deste ano, entre Paraná e Santa Catarina, a Receita fez 9 milhões de atendimentos no CAC, sendo 1% de atendimento presencial. A maioria absoluta desses serviços é feita de forma online, então estes atendimentos são para as pessoas que realmente precisam dessa orientação”, enfatizou.
O projeto prevê ainda a implantação de 47 pontos em toda a região oeste, alcançando 80% da população. Ainda este ano, a Receita Federal terá parceria com a OAB de Foz do Iguaçu e a Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu.
“A expansão dos Pontos de Atendimento Virtual reforça o compromisso da Receita Federal em levar serviços de qualidade aos contribuintes, simplificando o acesso e proporcionando benefícios significativos para as comunidades atendidas”, destacou Bini. (AMN)