Prainhas do Lago de Itaipu apresentam alta balneabilidade

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

As oito prainhas da Costa Oeste, nos municípios lindeiros ao lago de Itaipu, apresentam boa balneabilidade e estão próprias para banho. É o que informa, pela terceira vez seguida, o boletim feito pelo Instituto Ambiental Paranaense (IAP) em parceria com o Programa de Monitoramento e Avaliação Ambiental, da Itaipu. O levantamente da balneabilidade é feito todo ano, entre novembro e março, na temporada de verão.

As medições acontecem semanalmente em 16 pontos, nas oito prainhas da região, e seguem os critérios da resolução 274/2000 do Conama. Nas leituras, os agentes medem a quantidade de coliformes fecais e da bactéria E.coli, além do PH da água. A presença em grande quantidade de coliformes e bactérias acusa a possibilidade da existência de outros agentes transmissores de doenças e torna a água imprópria para o banho.

As prainhas estão localizadas nos municípios de Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Santa Helena, Missal, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu.

Qualidade da água – O controle de balneabilidade das praias da região acontece desde 1994, mas o monitoramento da qualidade da água feito por Itaipu começou em 1977, ainda antes da criação do reservatório. Por meio do Programa Cultivando Água Boa, a empresa tem uma série de ações para mitigar a poluição dos pequenos afluentes (rios, córregos e sangas) do reservatório.

More to explorer