Prefeito anuncia exigência do comprovante de vacinação nos serviços públicos e eventos

8894ab94-b972-4f93-815e-e2f47380fca3
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Medidas já serão válidas a partir deste sábado, 22, em todos os eventos realizados na cidade. Decreto será publicado em Diário Oficial nesta sexta-feira, 21

O prefeito Chico Brasileiro anunciou nesta sexta-feira, 21, o reforço nas medidas de prevenção à covid-19, que passam, principalmente, pelo incentivo à imunização. A partir deste sábado, 22, os organizadores dos eventos realizados na cidade deverão exigir a apresentação do comprovante de vacinação das pessoas presentes.

Na segunda-feira, 24, a certificação também passará a ser exigida para o atendimento nos prédios públicos da administração municipal. O decreto que trata dessas exigências será publicado no Diário Oficial na tarde desta sexta-feira.

As novas regras foram anunciadas por conta do aumento exponencial do número de casos da doença registrados desde o início de 2022. A preocupação é com o aumento de internamentos, principalmente entre pessoas sem o esquema vacinal completo – com apenas uma dose da vacina ou sem a dose de reforço. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, dos 32 pacientes internados por covid nesta quinta-feira (20), 80% não tinham o esquema vacinal completo.

As medidas foram apresentadas em uma live com a presença do enfermeiro e gerente da Vigilância Epidemiológica, Roberto Doldan, e do diretor presidente da Fundação Municipal de Saúde, o médico Amon Mendes Franco de Sousa.

“Trabalhamos sempre em um formato integrado e alinhando as informações que recebemos das nossas equipes técnicas, que estão diariamente monitorando os casos e percebendo como pessoas não vacinadas estão expostas ao vírus e propagando a doença. São exigências necessárias para este momento, em que ainda vemos pessoas sem a conscientização sobre a importância da proteção”, frisou Chico.

“Esse avanço dos casos se deve a essa circulação da variante ômicron. A grande maioria dos casos ainda são leves, principalmente entre os vacinados, mas quando se trata de internamentos e mortes, a situação é diferente, pois são os não vacinados que correspondem a maior taxa de quadros graves”, alertou Doldan.

Aumento nas internações

Embora a maior dos novos casos de covid-19 seja de pacientes com sintomas leves, houve aumento no número de internações pela doença no Hospital Municipal. De acordo com o diretor presidente da Fundação Municipal de Saúde, Amon Mendes Francos de Sousa, no início de janeiro eram sete pacientes em leitos de UTI Covid e, atualmente, são 20.

Caso exista uma demanda maior, o hospital estará preparado para atender. “Podemos abrir leitos da noite para o dia e garantir que ninguém fique sem atendimento. Contudo, queremos que as pessoas se vacinem e cumpram com o dever de se proteger e proteger o próximo”, afirmou Amon.

“Estamos preparados para o atendimento a todos, se necessário for, e isso se deve ao trabalho que realizamos desde o início da pandemia, comprando equipamentos e investindo na estrutura do hospital. São materiais que ficarão em nossa cidade e serão usados caso seja necessário. Temos uma grande estrutura para isso”, reforçou o prefeito.

Cumprimento do isolamento

Chico Brasileiro explicou também que a fiscalização será reforçada para garantir que os pacientes em isolamento cumpram o período exigido. Em caso de descumprimento, as pessoas serão encaminhadas para o Ministério Público e poderão ser multadas. O uso de máscaras obrigatório dentro de estabelecimentos comerciais será outro ponto abordado no decreto.

“Não queremos cercear o direito de ir e vir de nenhum cidadão, mas é um dever de todos o cumprimento das medidas legais. Nenhum comércio será prejudicado, não é isso que vamos fazer. Estamos apenas buscando tornar os ambientes mais seguros e protegidos do vírus”, completou Chico.

 

(AMN)

Explore mais