Prefeitura de Foz do Iguaçu inicia entrega de carnês do IPTU/2016

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

 

Os carteiros iniciaram na sexta-feira (18), a entrega dos carnês do IPTU/2016. A estimativa é que os cerca de 109 mil impressos, entre carnês tributados do Imposto Predial e Territorial Urbano e os comunicados de isenção,  estejam nas mãos dos contribuintes até o dia 2 de abril. O vencimento do imposto, para quem vai quitar a vista com desconto de 10%,  e também da primeira parcela para quem optar pelo parcelamento, será no dia 11 de abril.

Os contribuintes que por algum motivo não receberem os carnês até o final de março, deverão procurar o documento na  agência dos Correios na avenida Brasil, 1.318. Os impressos serão disponibilizados entre os dias 4 e 11 de abril. Há também a opção de imprimir o carnê acessando o site da Prefeitura na internet, no www.pmfi.pr.gov.br , buscar o ícone secretarias e clicar em Fazenda e IPTU. 

O pedido de revisão do IPTU/2016 deve ser solicitado pelo proprietário do imóvel ou por pessoa que tenha uma procuração do mesmo. Caso o imóvel ainda não esteja no nome do proprietário, no carnê ainda conste, por exemplo, o nome da imobiliária, o contribuinte deve apresentar o contrato, escritura ou registro do imóvel em seu nome. As solicitações de revisão devem ser apresentadas até o dia 11 de abril e é necessário procurar o serviço de atendimento ao contribuinte, na Secretaria Municipal da Fazenda, na avenida Brasil, nos fundos do Banco do Brasil. 

O cálculo do  IPTU/2016 sofreu um reajuste de 10,68% de acordo com o  Índice Geral de Preços Médios da Fundação Getúlio Vargas – IGPM – FGV. Esse é o índice utilizado pelo município como base de cálculo e correção dos tributos municipais e débitos de quaisquer natureza. O cálculo realizado entre dezembro de 2014 e novembro de 2015, resultou na variação de 10,6873%. Esse reajuste será aplicado naqueles imóveis que não tiveram nenhuma obra de ampliação ou nova construção e nos terrenos que não ganharam obras de construção. 

Já os contribuintes que diminuíram a área construída e comunicaram a Secretaria Municipal da Fazenda, contarão com redução no imposto. No carnê do IPTU estão  incluídas também as taxas de coleta de lixo para  imóveis prediais; Taxa de combate à incêndio e também a Contribuição para Custeio da Iluminação Pública, para imóveis territoriais, aqueles sem construção. 

(PMFI)

More to explorer