Prefeitura de Foz do Iguaçu vai pavimentar de 164 ruas em 16 bairros

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Investimentos fazem parte do maior programa de pavimentação da história da cidade, com o objetivo de levar desenvolvimento para todas as regiões

A Prefeitura de Foz do Iguaçu está fazendo a aquisição de insumos para a execução de obras de recuperação ou implantação de recape asfáltico em 164 ruas de 16 diferentes bairros em diversas regiões de Foz do Iguaçu. A iniciativa integra o maior programa de pavimentação asfáltica na história do município, que já contemplou mais de 300 quilômetros de malha viária nas áreas urbana e rural.

O investimento previsto nesta etapa de pavimentação é de aproximadamente R$ 20 milhões. Os recursos serão aplicados na aquisição de 40 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e 220 toneladas de RR-1C – emulsão asfáltica que resiste mais aos efeitos do clima e tráfego pesado. A expectativa é que o procedimento licitatório esteja concluído já na próxima semana.

O programa de pavimentação asfáltica é fundamental na preparação de Foz do Iguaçu para um novo ciclo de desenvolvimento, afirma o prefeito Chico Brasileiro. As obras acompanham grandes ações realizadas no município pelos governos federal e estadual e a Itaipu Binacional, como é o caso da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, Perimetral Leste e duplicação da Avenida das Cataratas.

O investimento em infraestrutura é importante porque resulta em melhor qualidade de vida à população, diz o prefeito. “Essas são obras que trarão benefícios duradouros aos iguaçuenses. A pavimentação, em todos os bairros, acompanha o crescimento da cidade, que estará preparada para receber visitantes que logo estarão de volta vindos de todo país e exterior”, acredita.

A intenção é garantir o recapeamento asfáltico em 100% das ruas do município, afirma Chico Brasileiro. Existe ainda muito trabalho pela frente, diz o prefeito. Em algumas vias, não é necessário apenas o asfalto para resolver o problema de determinada localidade, mas também serviços de drenagem e outros ajustes para garantir que os recursos sejam bem investidos.

“Nossas equipes estão empenhadas em cumprir este compromisso de asfaltar 100% da cidade. É claro que enfrentamos questões como as condições climáticas, que muitas vezes fazem com que haja atraso nos serviços, mas os trabalhos têm sido os mais céleres quanto possível”, afirma o secretário municipal de Obras, Cézar Furlan.

Panorama

A nova licitação, cujas propostas das empresas estão em análise pelos técnicos da Prefeitura, prevê a execução de obras de recuperação asfáltica de trechos e recapeamento em 164 vias de 16 bairros de Foz do Iguaçu. Na região central, estão previstas ações em trechos de cinco vias – ruas das Missões, Jorge Sanwais e Adelaide Vale Budel e traverssas Kayaby e Miguel Smack.

Nos jardins Eliza 1 e 2 as obras serão executadas em 16 vias – ruas das Corbélias, das Crisálidas, das Açucenas, Ernesto Keler, Flor de Palha, das Violetas, das Margaridas, Celeste Azambuja Souto Maior, Antônio Aires de Aguirra, das Papopulas, dos Antúrios, das Begônias, Cravina, Francisco Antonio Moreira e dos Miosótis e Travessa Vitória Régia.

As obras previstas para a Vila Adriana e Jardim Bourbon incluem trechos em 14 vias – ruas das Samambaias, dos Eucaliptos, das Pitangueiras, das Subipirunas, Flor de Lis, Sempre Viva, dos Alecrins, Ipê, Pinheiro, das Papoulas, das Pitangueiras e das Boninas, Avenida Safira e Alameda das Campânulas.

No Jardim Tarobá serão 12 vias – ruas Tamôios, Guarani, Carajás, Marajoaras, Caigangues, Tapuias, Bororós e Edmundo Requião e as alamedas Berta Nascimento, Codegrande José da Rocha, Dionísio Côgo e Roberto Apoloni Neuman. No Jardim Cláudia serão seis vias – ruas Marie Cure, Carmem Miranda, Júlia da Costa, Maria Quitéria, Anna Nery e Anita Garibaldi.

O Campos do Iguaçu terá 22 trechos de vias contempladas com as obras – ruas Itapemirim, Paraopeba, Jari, Chapecó, Paracatu e Lindóia, alamedas Rio Madeira, Bebeibe, Atumã, Pontal Jequitinhonha e Tamanduazinho e as travessas Japurá, Itapucuru, Baete, Jacuí, Canoas, Ribeirão do Iguapé, Monjolo, Babui, Juruá e Ibicuí.

O Novo Horizonte terá 13 vias programadas para receber as obras de melhoria – ruas João Dutra, Francisco Paulino de Brito, Paulo Baum, Rita Angélica de Carvalho, Fernando Gonçalves Neves, José Al Nassar, Helena Sielski, Luis Carlos Pinheiro, Fermino de Oliveira, Francisco Amadeu Santos, Ércules Marchesini, Maria Schinneider Brito e Pedro Correa.

No Parque Imperatriz serão executadas ações em nove vias – Avenida Dr. Moacir Azambuja, ruas Eldorado, Arapiraca, Consuelo, Brazopolis, Luz Marina Engenho Novo e Coaraci e Travessa Barracão. A Vila andradina terá obras em quatro vias – ruas Juan Pablo Benitez, Claucidio Ribeiro de Abreu, Ivanildo Carrilho Afonso e Valdinarte Cardoso de Oliveira.

Região Norte

O Cidade Nova 2 terá o maior pacote de ações previstas na licitação. Ao todo, serão contempladas 25 vias – ruas Maria Lúcia Lazaroto Barzan, João Paulo Domaradski, Angelim Favassa, Samuel Nunes Neto, Juan Vicente Chaves, Elói Armando Nedel, Maria Madalena Rodrigues Sampaio, Maria de Lourdes de Lima Moraes, Uriel Ferreira de Oliveira, Luísa Chites Herzoque, Marilene Machado, Zulema de Araújo Frasson, Antônio Américo, Sebastião dos Santos Rocha, João Rodrigues Ferreira, Ilda Machado de Lima e Esmelindo dos Santos.

As obras serão executadas ainda nas travessas Américo José, Maria H. dos Santos Oliveira, Nilson Franco Pereira, Genésio Rodrigues dos Santos, Conceicão Rosa da Silva, Vesfale de Campos Wildner, Antônio Aparecido Belo e Leidemar Viana Corbari.

No jardim Ipê serão 13 vias – ruas Ariquemes, Biguaçu, Cajati, Candeias, Diadema, Formosa, Itapira, Itajubá, Guaraciaba, Itabira, São Luiz, Graciosa e Goiânia. O Jardim Almada tem 10 vias previstas para melhorias – ruas Nilo Fábio Andrade, Antônio Ruocco, Elza Magalhães Machado, Newton Carilho Afonso, José Bento Filho, Maria Fernandes Sousa, Marceli Aparecida de Carvalho Brecher, João Carlos Palma, Mauro José Ganguilhei e Miguel Belis.

A licitação prevê ainda obras de melhorias em duas vias no Conjunto Residencial Aporã (ruas Sérgio Roncato e Cambuquira), 10 no Jardim Florença (ruas Evangelina Pereira, Tiradentes, Tocantins, Aroldino Ferreira Cordeiro, Rozário Lázaro, Carlos Coimbra, Acaray, Paraná, Nicolau Barreto e Marcelina Doto) e quatro na Vila C (ruas Manaus, F, G, São Paulo e H).

(AMN)

More to explorer