Ação visa treinamento policial a grupos especializados a fim de potencializar a estratégia de enfrentamento às organizações criminosas.
Foz do Iguaçu foi palco da IV Operação Temática de Fronteira (Otefron), realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) entre os dias 19 e 30 de agosto. A ação reuniu policiais rodoviários federais dos Grupos de Policiamento Tático (GPT) e do Núcleo de Operações Especiais (NOE) de todo o Paraná e do Rio de Janeiro. Também participaram policiais militares do Paraná e do Distrito Federal, agentes da Polícia Civil do Paraná, da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, Polícia Federal, ICMBIO, Ministério Público Federal e Justiça Federal.
Durante 15 dias os agentes trocaram conhecimentos e experiências e aperfeiçoaram técnicas em armamento e tiro, condução de viatura, abordagem, enfrentamento ao roubo e furto de veículos, defesa policial, atendimento pré-hospital em combate, entre outras áreas.
O objetivo é potencializar a estratégia de enfrentamento às organizações criminosas e intensificar as operações de policiamento, não apenas na região de fronteira, mas em todo o Estado. As técnicas treinadas serão aplicadas também em outras operações que ocorrerão durante o ano.
O encerramento da Otefron ocorre nesta sexta-feira (30), às 16 horas, no auditório do Sest/Senat com a presença do Diretor de Operações da PRF, Marcos Vinicius Almeida Silva, do Coordenador-Geral de Combate ao Crime, Allyson Simensato da Silva, a Diretora de Inteligência, Nádia Zilotti, o superintendente no Paraná, Fernando de Oliveira e chefes das delegacias da região de fronteira