Quatro mortes em acidentes nas BRs do estado correspondem a uma redução de 55% em comparação com 2023.
APolícia Rodoviária Federal (PRF) registrou uma redução de 55% de óbitos em sinistros de trânsito nas rodovias federais paranaenses neste feriado de Corpus Christi, em comparação com o mesmo feriado em 2023. O período de levantamento se estendeu da quarta (29) até a última hora do domingo (2) e encerrou com quatro mortes em sinistros de trânsito, contra nove registros ano passado. O número surpreende positivamente por contrariar as estatísticas do próprio mês de maio, que teve uma média de 1,5 morte por dia em sinistros de trânsito.
Todos os números relativos a sinistros de trânsito apresentaram reduções, entretanto as mortes e feridos no trânsito preocupam e poderiam ter sido evitadas, com mudança de comportamento dos usuários das rodovias.
Das quatro mortes, três são de tipos de sinistros que têm aumentado o número de óbitos em 2024: colisão frontal e atropelamento de pedestre. Uma das mortes, em colisão frontal, que aconteceu no dia 1º em Imbituva (PR) é resultado de um automóvel circulando na contramão de direção, fato corriqueiro em ultrapassagens em local proibido, como era para o local do acidente.
Os outros dois casos foram de atropelamento de pedestres. ambos em períodos de baixa luminosidade, fator de risco para os pedestres. Na madrugada do dia 2 em Ortigueira (PR), um homem de 42 anos morreu após ser atropelado, sendo apurado que o condutor que conduzia o veículo estava alcoolizado, assim como a vítima, aparentemente.
O condutor foi preso e encaminhado à Polícia Civil. O outro atropelamento ocorreu no final da noite do dia 2, na BR 153 em Céu Azul (PR), ocasionando a morte de outro homem de 51 anos. Informações de testemunhas apontam que o homem estava deitado na rodovia antes de ser atropelado.
A quarta ocorrência com óbito foi registrada no dia 2 em Ponta Grossa (PR) e é um personagem que aparece negativamente nas estatísticas de sinistros de trânsito: o motociclista. No caso, verificou-se preliminarmente que a morte ocorreu após o condutor perder o controle da motocicleta esportiva e cair na via, sem interação com outros veículos ou pessoas.