Iniciativa idealizada pela jornalista Katya Santos oferece apoio psicológico gratuito a pessoas em situação de vulnerabilidade e já mobiliza rede de profissionais voluntários na cidade.
Foz do Iguaçu ganhou um novo aliado no cuidado com a saúde mental. O Projeto Floresça, idealizado pela jornalista Katya Santos, oferece atendimento psicológico gratuito a pessoas em situação de vulnerabilidade social – uma resposta a um dos grandes desafios do município: a longa espera por consultas na rede pública, que deixa muitas pessoas sofrendo sem acesso ao acompanhamento necessário.
Inspirada por sua própria trajetória, Katya trouxe a iniciativa após viver, em Balneário Camboriú (SC), um período de depressão e encontrar em um projeto semelhante o apoio que precisava. “Naquele momento, eu não tinha condições financeiras para pagar terapia. Essa ajuda salvou minha vida. Hoje, quero que outras pessoas tenham a mesma oportunidade de recomeçar”, relembra.
O lançamento aconteceu em 10 de setembro, dentro da programação oficial do Setembro Amarelo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e com apoio do Instituto Impacta Brasil.

Na ocasião, a coordenadora da Divisão de Saúde Mental de Foz, Renata Carvalho, ressaltou a relevância da iniciativa:
“O Floresça é mais que um projeto, é um respiro para muitas famílias. Ele vai nos ajudar a reduzir a fila de espera e amplia o cuidado psicológico no município.”
A presidente do Instituto Impacta Brasil, Any Alves, também destacou a força e a sensibilidade da ação:
“O Projeto Floresça nasceu da experiência pessoal da Katya e hoje vem para ganhar espaço e curar muitas vidas. Ele faz diferença no dia a dia de quem, muitas vezes, é mãe ou pai de família e já não consegue dar conta da vida por causa de uma doença mental. Esse projeto chega para trazer mudança, cuidado e esperança. É uma iniciativa muito linda, que temos orgulho de incubar no Instituto Impacta Brasil.”
Já a psicóloga voluntária Débora Simões reforçou a importância de olhar com mais atenção para a saúde mental:
“Precisamos aprender a ter um olhar mais atento para a nossa saúde mental. É exatamente isso que o Projeto Floresça faz: olha para as pessoas, para suas dores e para o cuidado que muitas vezes é deixado de lado. Participar dessa iniciativa é um privilégio, porque sei que juntos podemos transformar realidades.”
Atualmente, o projeto já conta com psicólogas voluntárias que atendem semanalmente pessoas sem condições de pagar pelo tratamento particular. A meta é expandir a rede de apoio e alcançar ainda mais famílias.
Feijoada Katya Santos terá renda revertida ao Projeto
Uma das novidades mais aguardadas do calendário social de Foz do Iguaçu chega neste mês: a primeira edição da Feijoada Katya Santos. O evento estreia com a promessa de ser um dos encontros mais marcantes da cidade, reunindo boa gastronomia, música ao vivo e networking entre empresários, empreendedores e profissionais liberais.
Marcada para o dia 25 de outubro, no restaurante TropCalia, a feijoada também será palco da apresentação oficial do Projeto Floresça à sociedade iguaçuense. Além da experiência premium de comida e bebida liberadas, parte da renda será revertida ao projeto social. Será um momento para que potenciais apoiadores conheçam a iniciativa de perto e encontrem formas de colaborar.
Os ingressos estarão disponíveis a partir de 2 de outubro no site: https://acontece.foz.br/feijoada-katya-santos/.
Quem quiser buscar atendimento, apoiar como voluntário ou se tornar parceiro do projeto, pode entrar em contato pelo telefone (47) 99677-0070 ou pelo Instagram https://www.instagram.com/projetofloresca.foz?igsh=MW4zcjFwaG9xbXU1aw%3D%3D&utm_source=qr