Projeto que prevê incentivos para instalação de energia solar está sob análise das comissões

Site Iguassu News tam foto (5)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Proposta, que pretende incentivar matriz energética sustentável, é de autoria do vereador Sidnei Prestes.

Foz do Iguaçu, entre 2018 e 2022, teve um crescimento expressivo de mais de 800% de instalações anuais de painéis solares, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Pensando na mudança de matriz energética e também nos efeitos das ações humanas no clima, o vereador Sidnei Prestes (Mobiliza) propôs o projeto de lei 16/2025 que versa sobre incentivos para instalação das placas fotovoltaicas. A matéria foi lida em sessão e está sob análise das Comissões Permanentes.

A medida deve ajudar a reduzir custos e contribuir com a geração de energia limpa, uma vez que há diminuição na emissão de poluentes e também da dependência de fontes de energia não renováveis. “Vamos estender para as escolas municipais e repartições públicas. Foz do Iguaçu precisa de energia de fontes renováveis e sustentáveis”, declarou o proponente, o vereador Sidnei Prestes.

O Projeto em tela institui o Programa de Incentivo à Instalação de Energia Solar Residencial e Comercial. A ideia é que sejam fornecidos incentivos, tais como: possibilidade de isenção ou redução de taxas municipais para projetos e licenças relacionadas à instalação de sistemas de energia solar; criação de linhas de crédito facilitadas, em parceria com instituições financeiras, para aquisição e instalação de sistemas de energia solar; dentre outros.

A previsão é de que as ações previstas neste programa sejam financiadas por: dotações orçamentárias próprias do Município; recursos provenientes de convênios com entidades públicas e privadas; fundos estaduais, federais e internacionais destinados à mobilidade urbana sustentável.

Foto: Christian Rizzi – Câmara de Foz

Explore mais