PTI leva ao centro de Foz ciência nas mais variadas aplicações

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

A lista dos projetos que estarão à mostra a partir da próxima semana na 8ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias) traz uma série de propostas interessantes e curiosas, com a ciências em inúmeras aplicações. Tem proposta de requeijão à base de inhame, sensor consciente, abrigo emergencial para moradores de rua, chuveiro inteligente… e outros 146 trabalhos de estudantes do Brasil, Paraguai e Argentina, que serão apresentados à comunidade de Foz do Iguaçu e região. 

Os projetos foram selecionados entre mais de 360 trabalhos inscritos para a edição de 2019 da FIciencias, que começa na próxima terça-feira (05) e segue até sexta-feira (08), no Hotel Golden Park Internacional Foz, no centro de Foz do Iguaçu. Além das apresentações dos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e técnico, e cursos de educação de jovens e adultos em níveis equivalentes, a Feira também tem uma versão Kids, com crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I. 

A FIciencias é promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) com a Itaipu Binacional, em parceria com diversas universidades, e envolve estudantes de escolas públicas e particulares, além de Instituto Federal do Paraná e Sistema S. De acordo com o gerente da área de Educação do PTI, Willbur Rogers de Souza, o evento tem o objetivo de possibilitar que os participantes, que vêm de diferentes regiões do Paraná, de Santa Catarina, e do Paraguai e Argentina, troquem ideias e experiências e, a partir disso, consigam trilhar seu futuro profissional.

Em 2018, mais de 1200 pessoas visitaram a FIciencias. Este ano, o horário das exposições foi estendido na terça e quarta-feira para as 19h30, a fim de garantir que a comunidade de Foz e região possa conhecer os projetos. Já a versão kids será na quarta-feira das 8h30 às 10h40 e das 14h30 às 16h40, e vai contar com 50 iniciativas de professores de Foz e região que participaram de formação promovida pelo Parque Tecnológico e aplicaram o conhecimento em sala de aula. 

Os autores dos melhores trabalhos receberão prêmios em dinheiro, além de troféus, medalhas e passaportes para outras feiras semelhantes. A cerimônia de premiação e encerramento da FIciencias está marcada para sexta-feira (08), às 9h. 

A Ficiencias é organizada pelo PTI, Itaipu, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Tecnológica FEderal do Paraná (UTFPR), e este ano conta com patrocínio do Parque da Aves, Sanepar e Visit Iguassu.

(Assessoria)

Explore mais