Em Santa Helena, reunião da Rede de Artesanato dos lindeiros debate Encontro de Artesãos em agosto e participação na Mega Artesanal.
A Rede de Artesanato dos lindeiros abriu o calendário de 2026 com planejamento de ações para o setor em reunião realizada nesta segunda-feira (18), em Santa Helena. O encontro foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e reuniu pautas como concurso, feira regional e atividades de formação.
Entre as definições discutidas, esteve a realização do 3º Concurso de Artesanato Sustentável, organizado em parceria com o Itaipu Parquetec e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A proposta para esta edição inclui alterações nas categorias do concurso.
Segundo a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, a edição deste ano do concurso terá mudanças nas categorias, com foco ampliado para peças ligadas ao vestuário e acessórios. Ao todo, serão quatro categorias voltadas ao segmento.
O grupo também tratou dos preparativos do Encontro de Artesãos, agendado para agosto, no município de Entre Rios do Oeste. A programação prevê novamente oficinas desenvolvidas em parceria com o Itaipu Parquetec e o Sebrae.
Já a feira regional de artesanato foi abordada com um formato diferente do adotado em anos anteriores. A indicação apresentada na reunião é que, em 2026, a feira aconteça separadamente do Encontro de Artesãos e seja promovida junto à final do 3º Concurso de Artesanato Sustentável.
A previsão é que a final do concurso e a feira ocorram entre o final de novembro e o início de dezembro, na Feira Rurbana, em Medianeira. A participação de artesãos da região na Mega Artesanal também entrou na pauta, assim como ações de incentivo para ampliar a presença de jovens no artesanato regional ao longo do ano.
Fonte: João Vanderlei Eberhart.
Foto: Divulgação.