A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) anuncia o resultado do vestibular 2026 nesta sexta-feira (16). São 1,6 mil vagas distribuídas nos 67 cursos em cinco campi da instituição – Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.
Em Foz do Iguaçu, são 14 cursos, sendo Psicologia, Direito, Enfermagem e Pedagogia os mais disputados deste ano .
O resultado do vestibular é anunciado em Cascavel até às 18 horas do dia 16 de janeiro, sendo disponibilizado no site até às 20 horas. Em Foz do Iguaçu, não haverá publicação de edital físico no campus, estando disponível apenas pelo site: www.unioeste.br/vestibular.
Após a divulgação da lista, os aprovados devem ficar atentos para edital de matrícula, disponibilizado em www.unioeste.br/matriculas.
Sisu e Unio +
A Unioeste também possibilita a entrada de novos alunos através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para o Sisu abrem dia 19 e as vagas podem ser consultadas pelo sistema. A Unioeste tem, nos seus 5 campi, 545 vagas ofertadas para o Sisu para ingresso em 2026. Destas, 105 em Foz do Iguaçu.
Os interessados devem se inscrever no Sisu, pelo site https://acessounico.mec.gov.br/sisu e indicar a ordem de preferência das opções de curo e instituição. O estudante será classificado pela ordem decrescente das notas obtidas no Enem, obedecidos os sistemas de cotas definidas pelo MEC para cada instituição. Os que não forem convocados, podem ficar em uma lista de espera de acordo com ordem de notas.
Além disso, estudantes de escolas públicas do Paraná podem se inscrever pelo Aprova Paraná – entre dias 29/01 a 02/02 -, uma prova aplicada pelo Governo do Paraná aos estudantes do Ensino Médio.
Aqueles que já iniciaram curso de graduação e gostariam de transferir para a Unioeste podem aderir ao processo Unio+; essa modalidade de ingresso é voltada para quem iniciou uma graduação em outra universidade, ou deseje transferência de curso dentro da própria instituição, além de pessoas que concluíram graduação e gostariam de retornar aos estudos. Também possibilita reingresso de quem por qualquer motivo parou a graduação pela metade.
O processo Unio + está aberto até 25 de janeiro até às 17 horas, exclusivamente, por meio do site www.unioeste.br/uniomais. Para a Unioeste Foz do Iguaçu, são 227 vagas no total, sendo 72 para o segundo ano e 155 para o terceiro ano, de dez cursos de graduação. Após o resultado do vestibular, o Unio+ reabre para vagas remanescentes para o primeiro ano dos cursos, voltados para aqueles que não se inscreveram no vestibular Unioeste, nem outras formas de ingresso. A Unioeste é do Governo do Paraná e, por ser pública, não tem cobrança de mensalidade.
Texto: Daniela Neves
Crédito de foto: Divulgação Unioeste
