Revista 100fronteiras faz parte de estudo da Abraji

fotos - 100fronteiras (6)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Periódico foi um dos meios de imprensa analisado em estudos de mídia independente no período de pandemia.

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo)  fez um estudo com dezenas de mídias digitais independentes e o 100fronteiras ficou entre as 10 analisadas no Brasil, conforme artigo publicado no portal Abraji e replicado no Comunique-se. Em tempos de pandemia a imprensa enfrentou grandes desafios para a sua subsistência e muitas empresas buscaram opções que a modernidade abriu caminho, como os negócios digitais.

Observando o mercado, o 100fronteiras, que anteriormente tinha somente a revista imprensa, criou suas próprias mídias, como o portal de notícias, mídias digitais, conteúdo patrocinado, eventos de experiência e uma editora. Em apenas um ano de investimento no negócio digital, a empresa conseguiu um crescimento em mais de 1.200% no número de novos usuários.

O publisher e sócio da empresa Denys Grellmann, comenta que a 100fronteiras nasceu com a proposta de ser um veículo de comunicação local, mas em constante evolução. “Desde seu início, a 100fronteiras traz no seu DNA a integração da comunidade da Tríplice fronteira, buscando uma mensagem de acolhimento e pertencimento de uma região que não temos leis e representantes”, afirma.

História
Nascida em Foz do Iguaçu e com mais de 15 anos, o 100fronteiras já soma 193 publicações ininterruptas, mesmo durante a pandemia. Atualmente a revista circula em três países do Mercosul: o Brasil, o Paraguai e a Argentina e o principal objetivo é conectar as comunidades. Com o crescimento, outros produtos foram implantados, como é o caso do portal de notícias, mídias digitais, conteúdo patrocinado, eventos de experiências e uma editora, tornando no Grupo 100fronteiras.

Desafios da imprensa
O estudo da Abraji aponta que trabalhar em um país marcado pela desigualdade sociorregional “não requer apenas o investimento em recursos humanos, como uma equipe bem treinada ou tempo para elaborar reportagens investigativas. Tornar financeiramente sustentável um empreendimento jornalístico é o duplo desafio que os veículos independentes enfrentam hoje”.

De acordo com estudos, as mídias digitais não sofreram enormes perdas financeiras durante a pandemia de Covid-19, como ocorreu com a mídia tradicional. Isso se deu por não serem excessivamente dependentes da publicidade e as subvenções aumentaram em 2020.

Para compreender este cenário no Brasil, a Abraji entrevistou profissionais empreendedores de regiões brasileiras que buscaram a inovação observando as tendências de mercado e o que as pessoas esperam e querem dos meios de imprensa digitais.

Mídias analisadas
No Sul do Brasil, dois meios digitais pesquisados: a 100fronteiras e Jornal Plural. No Norte foram o Amazônia Real e As Amazonas; No Sudoeste o Ponte Jornalismo e Alma Preta Jornalismo; No Nordeste a Agência Tatu e Mídia Caeté e no Centro-Oeste a Rádio Noroeste e Revista Badaró. Na lista, vão desde podcasts que buscam patrocínio para se sustentar até sites de notícias que alcançam milhões de leitores por ano.

Contatos
Portal: https://100fronteiras.com/
Instagram: https://www.instagram.com/grupo.100fronteiras/
Email: contato@100fronteiras.com
Tell: 45 99118 2401

Assessoria de Imprensa
SILVANA CANAL MARKETING E ASSESSORIA DE IMPRENSA
Whatsapp: 45 99971 8013
Foz do Iguaçu

Explore mais