Semana Mundial do Meio Ambiente mobiliza várias instituições de Foz do Iguaçu

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Em junho, Foz do Iguaçu comemora seu aniversário e também junta-se a outras regiões do globo a fim de realizar ações ligadas à Semana Mundial do Meio Ambiente, cuja data instituída é dia 05/06. Para espalhar a ideia, o Movimento Junho Verde, uma iniciativa do Festival das Cataratas e empresas parceiras, promove a Iluminação Verde como símbolo da campanha neste mês.

A largada da programação foi dada na tarde do último sábado (1º de junho), com um mutirão de limpeza no Rio Mimbi, cujo fluxo começa no bairro Jardim São Luiz e deságua no Rio M’Boicy. Na próxima etapa de recuperação da nascente, marcada para este sábado (08), haverá plantio de mudas de árvores nativas no entorno da microbacia. O horário marcado é às 13h, no ponto de encontro da ação, que será a Rua Edmundo de Barros, entre os números 3.145 e 3.131, no bairro Jardim São Paulo.

Uma série de outras atividades alusivas se somam à programação no ano em que o Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu (CEMFI) completa uma década de atuação voltada ao fortalecimento da Educação Ambiental no território. 

“Tanto o grupo como as instituições componentes estão promovendo atividades de sensibilização para as questões socioambientais, com a finalidade de fortalecer as ações, projetos e programas realizados em nível local e global,” conta Roseli Barquez de Assis, gestora do CEMFI e educadora do Centro de Educação Ambiental do Iguaçu, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

Coleta Seletiva

De segunda (03) até sexta-feira (07), a SMMA vai orientar os moradores dos bairros Itaipu C, Morumbi e Três Lagoas acerca do Programa de Coleta Seletiva, que acontece em parceria com a Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu (COAAFI).

Junto à celebração do 80º aniversário do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), ocorrido no dia 10 de janeiro, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realiza, neste mesmo período, a exposição “O Valor das Unidades de Conservação: Nosso Patrimônio Ambiental” no restaurante Porto Canoas.

Quarta-feira (05) será o dia dos garis da concessionária Vital Engenharia Ambiental S/A receberem orientações sobre a coleta seletiva. Com duas turmas, a capacitação vai acontecer às 07h e às 17h. 

Aniversário do Zoo

Logo na sequência, nesta quinta-feira (06), das 08h30 às 10h30, o Zoológico Bosque Guarani antecipará o aniversário de 23 anos (09 de junho) com uma trilha monitorada, destinada a alunos da Escola Municipal Professora Elenice Milhorança, integrantes do Coletivo Educador, representantes do Poder Público e turistas. Os macacos do recinto ainda vão ganhar um bolo feito a base de frutas, fubá e ração, e a onça receberá um presente surpresa. Na mesma manhã, às 9h30, o Centro de Visitantes das Cataratas do Iguaçu vai receber o evento de posse dos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAFI).

Já no final da tarde, das 17h às 18h, haverá uma oficina formativa sobre horta sustentável para membros do CEMFI e para a comunidade no prédio da Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura (PROAGI) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). 

Realizada pelo Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer, pertencente ao Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA/UNILA), a atividade será seguida por um encontro, das 19h às 21h, com vistas à constituição de uma rede de apoio entre projetos socioambientais para o fortalecimento das boas práticas no município e para a construção participativa da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA).

Arte Sustentável

Simultaneamente, a Secretaria de Meio Ambiente abrirá a Mostra de Arte Sustentável durante a 43ª edição da Feira de Artesanato e Alimentos (FARTAL), uma realização da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural. Os trabalhos a serem expostos resultaram de uma oficina do Projeto Encontros e Caminhos, da Itaipu Binacional. Esta atividade, que reuniu professores de Artes da Rede Pública Municipal de Ensino, ocorreu na última quinta-feira (30/05), na Escola Santa Rita de Cássia.

Varal Solidário

Gerenciado pelas instituições do Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu, o Varal Solidário chega à 4ª edição para beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social da região do bairro Cidade Nova. Roupas, calçados, cobertores, lençóis, toucas, luvas, meias e até mesmo livros estão entre os itens arrecadados pela campanha. A ação vai acontecer na sexta-feira (07), das 9h às 16h, na Biblioteca Comunitária. Interessados em contribuir podem entregar as doações no dia ou nos seguintes pontos de coleta: Centro de Educação Ambiental do Iguaçu, Foz Topografia, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e unidades da UNILA.

(AMN)

 

More to explorer