A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) recebeu, nesta quinta-feira (12), os representantes de órgãos locais da segurança pública para alinhamento do plano operacional dos eventos do G20, que será realizado em Foz do Iguaçu. Com foco nas estratégias para reforço de policiamento e para garantia da segurança para receber ministros de outros países que virão para o G20, este é o segundo encontro que ocorreu na sede da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), em Curitiba.
O encontro foi norteado pela Coordenadoria de Planejamento Operacional da (Sesp) e aconteceu na sala de reuniões de planejamento de forma presencial, com a presença de representantes das forças de segurança do Paraná.
Estiveram presentes servidores da Polícia Civil do Estado do Paraná (PCPR), Polícia Militar do Paraná (PMPR), Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), Departamento de Inteligência (DIEP) Polícia Penal do Paraná (PPPR) e Polícia Científica do Paraná (PCP).
Sobre o G20
A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, foi escolhida para sediar uma das reuniões ministeriais e cúpulas do G20 Brasil 2024 devido à sua relevância operacional e às suas belezas naturais e atrativos turísticos. Foz do Iguaçu já está se preparando para receber os encontros, que ocorrerão de 30 de setembro a 4 de outubro de 2024.
Os alinhamentos foram realizados para coordenar e integrar ações de segurança que irão garantir um ambiente seguro e pacífico durante esses encontros.
Conforme o secretário de segurança pública, Hudson Leôncio Teixeira, o objetivo da reunião desta quinta-feira é promover a integração e a articulação dos órgãos de segurança que irão atuar diretamente no G20.
“A partir dessa articulação, será possível definir a matriz de responsabilidade de todos os atores envolvidos, em especial daqueles da segurança pública. A expectativa é que tenhamos um evento que transcorra dentro da normalidade, em especial sob a ótica da segurança pública”, frisou. (AEN)