Show de Chico César abre 11ª Feira do Livro de Foz do Iguaçu

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

A 11ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu trará o cantor e compositor Chico César como a grande atração do evento. A apresentação do músico será na próxima sexta-feira (4) na Praça das Nações (Mitre). Chico subirá ao palco logo após a solenidade de abertura, prevista para as 19 horas. O cantor promoverá o show intitulado “Estado de Poesia”, com temática que aborda o amor, os preconceitos e uma verdadeira denúncia aos problemas sociais do Brasil. 

Além do músico, a feira trará um mosaico de atrações até o dia 13 de setembro. Divulgada numa solenidade organizada na manhã desta sexta-feira (28) pela Fundação Cultural, a agenda de atividades contempla 16 atrações nacionais e 40 locais, entre escritores, músicos, poetas, dramaturgos, roteiristas e cineastas. 

A escritora e jornalista Thalita Rebouças, autora de 18 livros direcionados ao público adolescente, será um dos destaques do evento. O jornalista e apresentador Paulo Henrique Amorim também fará parte do evento cultural, além do humorista e escritor Reinaldo Figueiredo (ex-Casseta e Planeta). 

Mais atrações – Chama atenção na programação ainda a escritora e roteirista Sonia Rodrigues (filha de Nelson Rodrigues); a socióloga e escritora Silvia Viana; o romancista Raphael Dracon; o poeta Sergio Vaz; o escritor mexicano Juan Pablo Villa Lobos; o escritor mineiro Jorge Fernando (que falará sobre a vida do músico e compositor Geraldo Vandré); e o romancista Luiz Ruffato. 

“A feira é do povo e se preocupa em promover a pluralidade de temas que atendam todos os gostos e incentivem a cultura em meio à comunidade”, disse Adailton Avelino, o Cantor, diretor-presidente da Fundação Cultural. 

“Pensamos na diversidade de temas para atrair os mais variados públicos. Neste ano, em especial, temos várias atrações para os jovens, como a Thalita Rebouças e o Raphael Dracon”, ressaltou Arinha Rocha, diretora de Cultura da autarquia. 

Autores locais – Além dos autores de renome nacional, a feira será palco para o lançamento de pelo menos 40 livros de autores locais. “Este ano, teremos o Espaço das Ideias, um local específico para o lançamento dos escritores locais”, afirmou a diretora. 

Homenagem – Em 2015, o evento vai homenagear o poeta gaúcho Mário Quintana. Na programação, todos os dias, o público poderá assistir a recitais, peças de teatro e apresentações de música e dança baseadas nas obras do escritor. 

O jornalista Tabajaras Ruas e a fotógrafa e jornalista Dulce Helfer – amigos do poeta – estarão na feira no dia 12 (sábado) para um bate-papo com os visitantes sobre a vida e obra do poeta.

Alunos de escolas e centros de educação infantil também vão homenagear Mário Quintana e outros escritores durante o 1º Festival Cultural Poetas Brasileiros, de 9 a 12 de setembro na Arena Literária. 

Espaço Gourmet – A Feira do Livro trará ainda como uma das principais novidades o Espaço Gourmet. No ambiente, chefes de cozinha e alunos do curso de Gastronomia do Senac vão preparar pratos temáticos, inspirados na cultura de inúmeros autores.

“Os pratos serão oferecidos a cem pessoas escolhidas na hora. Junto com a degustação, o público acompanhará um sarau de poesias”, explicou Arinha. O Espaço Gourmet funcionará de terça (8) a sábado (12) e vai homenagear ainda a escritora Clarice Lispector, o poeta argentino Jorge Luiz Borges e o jornalista Domingos Pelegrini. 

Livreiros – A feira ocupará a praça e a área externa do Colégio Estadual Bartolomeu Mitre. No total, serão 63 estandes – o dobro do ano passado –, com a presença de livreiros, sebos e editoras. O evento terá ainda a composição da Arena Literária, espaço onde acontecerão os shows e palestras com escritores; o Espaço das Ideias, para oficinas, mostras, debates e lançamentos de livros; Arena das Letrinhas, voltada ao público infantil; e o Espaço Gourmet. 

“Éramos 12 livreiros quando começou e agora estamos com mais de 60. Além de dar um bom retorno financeiro, a feira é um lugar de diversidade e conhecimento”, disse a empresária Nharrime Adbon Musser.

Ernani Brito, coordenador do Núcleo dos Livreiros e Sebos da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu), destacou ainda o processo evolutivo do evento. “Este ano, a feira está melhor ainda, com mais atrações de maior qualidade. Nós, os livreiros, estamos muito animados e com expectativa superpositiva”, salientou.

(Assessoria Feira do Livro – Fotos: Adilson  Borges)

 

Explore mais