Equipamentos são para uso de adolescentes acolhidos pela entidade, que mantém cinco casas-lares em Foz do Iguaçu; saiba como apoiá-la.
Fazer parte de grandes mudanças com iniciativas realizáveis agora. Essa é a mensagem do Sicoob Três Fronteiras de incentivo para a comunidade – pessoas, empresas e instituições – colaborar com a ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, que acolhe crianças e adolescentes de 0 a 18 anos.
Presente em Foz do Iguaçu desde 2011, a instituição no país constitui a maior família social. Entre as doações, a cooperativa financeira acaba de entregar 15 computadores para uso dos beneficiários, que são atendidos em cinco casas-lares localizadas em bairros do município.
A doação foi recebida pelo gestor de Território das Aldeias Infantis, Alex Thomazi; coordenadora, Cristhiany Andrade; e orientadora pedagógica, Ticiane de Gaspari. O Sicoob Três Fronteiras foi representado pelo diretor-administrativo e financeiro, Renato Schafranski, e pelo vice-presidente do Conselho de Administração, Valter Wenson
Em cada moradia vivem até dez crianças e adolescentes, que contam com mães sociais apoiadas por equipe técnica. A metodologia visa a assegurar a convivência social e o fortalecimento de vínculos, e os endereços ficam em áreas com acesso a serviços públicos como saúde e educação.
“Buscamos oferecer a inserção dessas crianças e adolescentes no mundo, vivendo em uma casa como todas as outras, com seus irmãos e em interação”, reportou Cristhiany. “O acolhimento é para aqueles que, por algum motivo, tiveram seus direitos violados e chegam até nós por meio da Justiça, da promotoria ou do Conselho Tutelar”, explicou.
O Sicoob Três Fronteiras apoia iniciativas sociais que fazem a diferença na comunidade, reiterou Renato. “Como nós, da cooperativa financeira, toda pessoa ou empresa também pode ajudar a escrever uma nova história de tantas crianças e adolescentes atendidas pela Aldeias Infantis. São muitas formas de ajudar a mudar vidas”, convidou.
O apoio e o interesse pela comunidade são diferenciais do Sicoob, enfatizou Walter Venson. “Medimos nosso sucesso pelo tamanho da mudança que ajudamos a promover na vida das pessoas. Somos agentes de desenvolvimento, voluntários e apoiadores de causas como essa, em prol da infância, assumida pela ONG Aldeias Infantis”, declarou.
Acesso e letramento digital
Segundo a pedagoga Ticiane de Gaspari, os adolescentes acolhidos vivenciam a gama de atividades e possibilidades ofertadas pelas ferramentas digitais, tanto educacionais quanto em empregabilidade. Ela enfatizou a importância de novas parcerias para a formação permanente em temáticas relacionadas a esse vasto universo.
“Todos os dias, surgem novas questões quanto ao uso das ferramentas, dados e segurança na rede”, citou. “Trabalhamos a educação dos nossos jovens para o uso dessas tecnologias, para que tenham autonomia e segurança. Mas são bem-vindos profissionais com linhagem técnica e assertiva que possam contribuir e reforçar essa formação”, frisou.
Ajudar a fazer a diferença
Com o apoio e contribuições de pessoas e empresas, a ONG Aldeias Infantis consegue manter projetos que oferecem alternativas de cuidado e fortalecem famílias e comunidades. E a entidade também ajuda a promover políticas públicas para garantir os direitos integrais de crianças e adolescentes.
Para contribuir com esse trabalho, é possível fazer doações de qualquer valor, por meio da chave PIX 35797364002768 (número do CNPJ da ONG). Para conhecer esse trabalho, acesse: www.aldeiasinfantis.org.br.
Engaje-se. Inspire-se. Faça parte da maior família social do país.
Aldeias Infantis | Foz do Iguaçu
Para doar: doe.aldeiasinfantis.org.br/foz-do-iguacu
Site: www.aldeiasinfantis.org.br
Redes sociais: @aldeias.foz
Telefone: (45) 3029-5200
(CME Sicoob Três Fronteiras)