Termatalia 2018 é confirmada para Foz do Iguaçu

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Foz do Iguaçu foi escolhida para ser a sede da edição da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, a Termatalia 2018. O anúncio foi feito oficialmente na segunda-feira (24) pelo governo da Província de Ourense, que pertence à comunidade autônoma da Galícia, na Espanha.

De acordo com a vice-governadora, Cida Borghetti, esse evento é uma grande conquista para o Paraná, pois colocará Foz do Iguaçu no mapa mundial do turismo termal. “Foz do Iguaçu é um dos principais destinos turísticos da América do Sul e possui todos os requisitos para receber bem os participantes do evento e ampliar as discussões sobre a exploração sustentável da água”, disse.

Cida Borghetti foi uma das principais defensoras da candidatura de Foz do Iguaçu. No fim de 2015, ela recebeu em seu gabinete, no Palácio Iguaçu, o governador de Ourense, Manuel Baltar, para tratar do assunto.

“O Paraná e Foz do Iguaçu se sentem privilegiados em receber o mais importante evento de termalismo mundial. A Termatalia vai estimular ainda mais o turismo na cidade e estabelecer novas opções turísticas na região e no Estado”.

Mais importante evento do termalismo, a Termatalia 2018 será no final de setembrocomeço de outubro do ano que vem e reunirá participantes de cerca de 40 países.

Além da feira, Foz do Iguaçu sediará também o Fórum Água e Termalismo, em parceria com a Universidade de Vigo; o Concurso Mundial de Águas Minerais; e o Capítulo Extraordinário da milenar Ordem do Caminho de Santiago, com a investidura de cavaleiros e damas (defensores do Caminho e protetores dos peregrinos).

A candidatura de Foz do Iguaçu, que disputou a Termatalia com o governo da Colômbia, foi proposta pelo Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, o Fundo Iguaçu, com apoio da Itaipu Binacional, Embratur, Iguassu Convention & Visitors Bureau, governo do Paraná e Prefeitura de Foz do Iguaçu. Segundo Gilmar Piolla, vice-presidente do Fundo Iguaçu, a disputa com a Colômbia “foi acirrada”.

Em vídeo de boas-vindas para a organização do evento, na Espanha, Piolla disse que a Gestão Integrada de Foz do Iguaçu assume o compromisso de realizar uma edição “que vai entrar para a história do termalismo mundial”. Ele disse ainda ter certeza que o evento “será um marco para o desenvolvimento do termalismo no Brasil e, em especial, em Foz do Iguaçu”.

O anúncio

A apresentação oficial do Brasil como sede da Termatalia 2018 foi na manhã desta segunda-feira, 24, na sede da Delegação Provincial de Ourense, que é o órgão de governo dos 92 municípios da Galícia. Participaram o presidente da entidade, Manuel Baltar, a delegada territorial da Junta de Galícia, e o representante da Termatalia, Alejandro Rubín.

Manuel Baltar destacou, durante o evento, a importância de o Brasil sediar a feira e de manifestar interesse em se posicionar como destino termal internacional. “É um sonho para nós e também para eles (brasileiros)”, afirmou.

Foz das águas

Foz do Iguaçu foi anunciada como uma cidade “cujos principais recursos econômicos estão estreitamente vinculados à água”: a usina de Itaipu, “a maior do mundo em geração de energia”, e “as famosas Cataratas do Iguaçu”.

Além disso, divulgam os organizadores da Termatalia 2018, a região da Bacia do Rio Paraná está assentada sobre o Aquífero Guarani, considerado o maior reservatório de água potável do mundo, utilizado por vários centros hidrotermais, por suas propriedades terapêuticas já reconhecidas.

(Itaipu Binacional)

Explore mais

My Mabu recebe Premiação RCI

Prezando sempre pela experiência positiva de seus hóspedes e na entrega de um trabalho de qualidade, na última semana o My Mabu,