Trilha Jovem Iguassu forma novos talentos para o turismo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Os formandos Trilha Jovem Iguassu estão prontos para voar ainda mais alto. A turma deu um show de talento e conhecimento, impressionando dezenas de empresários do turismo, na Rodada de Negócios, realizado no Wish Resort Golf Convention. O novo desafio é iniciar a Vivência Profissional Supervisionada e garantir a inserção dos trilheiros no mercado de trabalho.

A sétima edição do projeto social capacitou 120 alunos de escolas públicas, de 16 a 24 anos, para atuar em três áreas: Turismo & Atendimento, Hospedagem e Alimentos & Bebidas. O grande diferencial do programa é a sua metodologia, que trabalha com todas as dimensões de transformação dos jovens: técnico-profissional, social e individual.

Os trilheiros aprenderam na prática a portar-se na comunidade e no trabalho, bem como a direcionar suas vidas conforme o plano de vida e de carreira que desenvolveram ao longo do projeto. As habilidades desenvolvidas incluíram atendimento a diversos públicos, organização e rotina, idiomas, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.

Agora cada formado esta à disposição para ser entrevistado pelas empresas, em especial as ligadas ao turismo. “Durante os últimos cinco meses, o jovem se preparou para esse momento. Tudo o que ele precisa é uma oportunidade para mostrar o seu talento”, afirma Fernanda Fedrigo, diretora-executiva do Polo Iguassu, entidade que executa o projeto.

Eu recomendo! – Durante a Rodada de Negócios, dezenas de empresários conheceram um pouco das habilidades dos jovens profissionais. A maioria já abriu as portas das suas empresas para os trilheiros, que acabaram contratados em definitivo. Representantes de entidades parceiras do Trilha Jovem Iguassu também prestigiaram o evento, reforçando a credibilidade da proposta.

Para o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Licério Santos, o Trilha é uma das grandes contribuições para a sociedade pelo viéis social e empresarial. “Temos a oportunidade de ter uma pré-seleção de pessoas que precisam de uma primeira chance. É um banco de candidatos jovens, qualificados e ávidos para demonstrar capacidade profissional”, destaca. 

Já a gerente geral do Complexo Turístico Itaipu, Jurema Fernandes, frisa que o projeto “enobrece” a inserção social no mercado de trabalho. “Os empresários conhecerão pessoas proativas, com sangue novo, novas ideias e perspectiva de crescimento”, diz a representante do CTI, que hoje possui mais de 20 funcionários que vieram do Trilha Jovem Iguassu.

Gerente geral do Hotel ibis Foz do Iguaçu, Guilherme Eichenberg, avalia a sua primeira participação na Rodada de Negócios como surpreendente. “A gente sentiu o trabalho de orientação dos instrutores. Todos os jovens demonstraram estar bem amparados e ter muita capacidade de entrar em qualquer empresa”, resume o executivo.

 Como contratar – A Vivência Profissional Supervisionada propicia o exercício das competências desenvolvidas em situações reais de trabalho. Ela é planejada, executada, acompanhada e avaliada por um supervisor da equipe do Trilha Jovem Iguassu e por um mentor (funcionário da empresa que passa por uma orientação prévia para essa finalidade).

A empresa interessadas em encontrar um talento só precisa informar o perfil da vaga a ser preenchida. O Trilha Jovem Iguassu encaminhará para entrevista três jovens previamente capacitados para a função solicitada. O telefone é (45) 3576-7112. Ou se preferir encaminhar um e-mail para trilhajovem@poloiguassu.org.

Realizador – O POLO IGUASSU executa o Trilha Jovem Iguassu desde 2006. O projeto tem apoio financeiro da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, CVC e IDESF (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras), além de vários parceiros institucionais e empresariais. Você também pode ser um parceiro do projeto, conheça a Campanha Adote Um Trilha. Saiba mais no site www.poloiguassu.org.

 

Explore mais