Unila vai receber em abril conferência inédita do TEDx

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

No próximo dia 13 de abril, todos os caminhos levam a uma única convergência: a do bom pensamento. Estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana promovem o TEDX-Unila, no Cineteatro do Barrageiro, dentro das instalações da usina de Itaipu. 

Para participar do evento, é preciso se inscrever pela Internet, no link https://www.tedxunila.online. Para mais informações, você também pode acessar, via Facebook, a página TEDx Unila, onde serão publicadas informações sobre as conferências e promoções do evento.

O TEDx Unila conta o apoio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O TEDx é um programa de eventos locais e auto-organizados, que se baseia no TED (acrônimo de Technology, Entertainment, Design; em português: Tecnologia, Entretenimento, Planejamento), série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação sem fins lucrativos Sapling, dos Estados Unidos. As palestras abordam “ideias que merecem ser disseminadas”, como divulga a entidade.

A fundação foi criada em 1984, no Vale do Silício, na Califórnia. A primeira conferência aconteceu em 1990. Influenciada por sua origem, a ênfase inicial das palestras era tecnologia e design, mas, com o aumento da popularidade, os temas abordados passaram a ser mais amplos, abrangendo quase todos os aspectos de ciência e cultura. 

No Brasil, via TEDx, o primeiro evento ocorreu em São Paulo, em 2009, com o tema “O que o Brasil tem a oferecer ao mundo hoje?”

A exemplo das conferências TED, as TEDx também são limitadas a 18 minutos de palestra, gravada em vídeo e amplamente divulgada na Internet, como vai ocorrer no próximo dia 13 de abril, em Foz do Iguaçu. O evento começa às 10 horas, com intervalo para almoço e continuação à tarde. O cronograma das palestras e os nomes de todos os participantes serão divulgados dentro dos próximos dias.

Entre os palestrantes já confirmados, está o jornalista Mauri Konig, autor de quatro livros e professor de ética jornalística na Uninter. Como repórter investigativo, tem experiência na cobertura de narcotráfico, corrupção policial e direitos humanos. Recebeu 38 prêmios de jornalismo em 29 anos de carreira. Entre eles, o Cabot Prize, da Columbia University, o International Press Freedom Award, do Committee to Protect Journalists, o Global Shining Light Award, da Global Investigative Journalism Network, e o Lorenzo Natali Prize, da União Europeia.

Como palestrante e conferencista, apresentou trabalhos nos Estados Unidos, Espanha, Bélgica, México, Argentina, Colômbia, Peru, Equador, Panamá, Costa Rica e Paraguai. Tema de sua palestra: “O que o jornalismo já fez e ainda pode fazer pela sociedade”.

Outro convidado é Fernando Hallberg. Vereador na Câmara Municipal de Cascavel e CEO na empresa Webgenium System, ele falará sobre “Espaços que a constituição cidadã (1988) nos dá para atuar no meio político”.

Também já está confirmada a palestra do reitor pro-tempore da Unila, Gustavo Oliveira Vieira. Professor adjunto da Unila, no curso de Relações Internacionais e Integração, ele coordena o projeto de extensão “Desarmamento humanitário: abordagem política” e o projeto de pesquisa “Sociologia Constitucional Latino-Americana: paz e direitos humanos sob perspectiva regional”. A palestra dele terá como tema “Por que Unila?”.

(Assessoria)

 

 

 

 

 

 

Explore mais