Unioeste e Prefeitura de Foz promovem curso de capacitação para gestores de saúde

alojamento_unioeste1
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

A qualificação terá duração até o mês de outubro deste ano e acontecerá semanalmente na Unioeste Campus Foz do Iguaçu.

Com o propósito de aprimorar o atendimento do serviço público de saúde de Foz do Iguaçu, o curso de mestrado de Saúde Pública em Região de Fronteira com parceria da secretária de saúde, iniciou nesta quinta-feira (13) o curso de capacitação para gestores da atenção primária à saúde pública. A qualificação terá duração até o mês de outubro deste ano e acontecerá semanalmente na Unioeste Campus Foz do Iguaçu.

A atividade de extensão está inserida no Programa de Extensão que é coordenado pela professora Neide Martins Pereira e a capacitação é coordenada pela Dra. Luciana Aparecida Fabriz, docente do Mestrado. Os conteúdos serão ministrados por alunos do mestrado e terá como escopo a gestão e desenvolvimento de políticas públicas das unidades de saúde do município.

Neste primeiro encontro, os gestores foram convidados a responder um questionário via (QR CODE) como forma de avaliação inicial sobre temas relacionados à área de saúde. Do mesmo modo, ao final do curso, responderão à outra pesquisa para medir os conhecimentos adquiridos ao longo da capacitação. Além disso, serão distribuídos certificados para cada participante.

O tema inaugural abordado foi em relação à trajetória, princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram mencionadas algumas das vulnerabilidades sociais que levam a população a buscar as unidades de saúde e maneiras de garantir um atendimento humanizado levando em consideração as barreiras e condições enfrentadas por diferentes cidadãos.

O supervisor técnico de saúde da família, Luciano Martins dos Santos, formado em enfermagem pela Unioeste, é um dos inscritos na capacitação. Ele reconhece que a atividade é ideal para fortalecer os conhecimentos de atuação dos gestores das unidades. “Os profissionais precisam ser capacitados constantemente para servir de prontidão na função a qual foram designados”, afirmou.

No mesmo sentido, Luciano menciona a assertividade em escolher a Unioeste para elaboração do curso. “A Unioeste possui uma excelente capacidade técnica para ensinar nossos gestores”, concluiu.

Explore mais