Estudantes e interessados poderão realizar visitas técnicas para aprender mais sobre o projeto de Oscar Niemeyer.
O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), a Itaipu Binacional e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) divulgaram, neste dia 3 de novembro, o lançamento do programa de visitação da obra do novo Campus Arandu da UNILA, projeto concebido por Oscar Niemeyer e retomado neste ano após uma década de paralisação.
Estiveram presentes o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, a reitora da UNILA, Diana Araujo, o representante do UNOPS no Brasil, Fernando Barbieri, o arquiteto Jair Valera, que integrou a equipe de Oscar Niemeyer e que acompanha a retomada da construção, além de Milton Meyer, representante do consórcio MPD & Ankara UNILA, e Vanessa Kanazawa, do consórcio Nerkpe, respectivamente responsáveis pela fiscalização e construção do novo Campus.
“É um dia muito feliz para a nossa universidade, onde a gente percebe que a nossa territorialização, ou seja, o fortalecimento, a consolidação da nossa universidade é real e está se fazendo cada vez mais presente. Isto é excelente para a UNILA, é excelente para Foz do Iguaçu, e é excelente para região trinacional”, destacou a reitora da UNILA, Diana Araujo Pereira.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, também reforçou que é uma grande honra participar de mais essa importante etapa da obra da UNILA. “Espero muito em breve que possamos entregar a primeira fase do Campus Arandu e fazer com que a universidade esteja a serviço de toda a população e toda a América Latina”.
Durante a atividade, os convidados ainda puderam visitar a sala de visitação e as dependências do canteiro de obras e visualizar os projetos em um programa de realidade virtual, que simula como a obra ficará depois de pronta.
Segundo Jair Valera, Oscar Niemeyer tinha um carinho muito grande por esse projeto. “Oscar fez cinco universidades, e seus projetos partiam da visão de Darcy Ribeiro de integração entre os alunos, em que é preciso haver troca de conhecimento. E aqui na UNILA essa proposta se tornou ainda mais especial, porque é uma integração entre povos latinos, e ele valorizava muito isso”.
Por fim, o representante do UNOPS no Brasil, Fernando Barbieri, ainda destacou que a retomada das obras do novo campus reforça o compromisso das instituições envolvidas com a transparência, o diálogo com a sociedade e a valorização da educação pública como vetor de desenvolvimento. “Temos um grande compromisso com integridade em todas as nossas etapas de projeto, e em uma obra deste porte esse é um importante fator agregado. Ficamos muito felizes em ver essa obra tomando forma com tantos parceiros comprometidos em ver isso se tornar realidade”.
Agendamento de visitas
Interessados em conhecer o novo campus podem realizar o agendamento pelo site campusarandu.unila.edu. As visitas acontecem sempre às terças e quintas, às 9h ou às 14h, para grupos de até 15 pessoas. O objetivo da inauguração do programa de visitas é proporcionar a estudantes e ao público interessado, a oportunidade de conhecer de perto o andamento das obras, o papel de cada instituição envolvida, e entender como o projeto se conecta com o desenvolvimento regional e a integração latino-americana, princípios que norteiam a missão da UNILA.
Sobre o projeto
O Campus Arandu tem previsão de conclusão para 2027, e reunirá salas de aula, laboratórios, biblioteca, restaurante universitário e áreas de convivência, ampliando a estrutura da UNILA para ensino, pesquisa e extensão. A retomada foi viabilizada por meio de um acordo de cooperação internacional entre a Itaipu Binacional e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), organismo das Nações Unidas especializado em infraestrutura, compras e gestão de projetos.



