Vereador pede providências sobre Casa de Passagem e Centro POP no Jardim São Paulo

WhatsApp Image 2024-03-26 at 12.49.13
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Os requerimentos pedem ações que garantam a segurança moradores e comerciantes do entorno que estão sendo vítimas de furtos e importunações constantes.

A Casa de Passagem e o Centro POP, localizados no Jardim São Paulo, tem sido objeto de constante reclamação dos moradores da região. Em virtude dessa problemática, o vereador Marcio Rosa (PSD) apresentou três requerimentos (nº 185,186 e 187/2024). Está requerendo da Prefeitura Municipal e das secretarias de Assistência Social, da Saúde e da Segurança informações e providências sobre a situação dos moradores de rua e dependentes químicos nos arredores das casas de passagem e do Centro POP.

De acordo com a Prefeitura, o Centro POP e as casas de passagem são um serviço de acolhimento institucional. O Centro POP é a etapa inicial para onde as pessoas que estão em situação de rua são encaminhadas, proporcionando refeições, higiene pessoal e oficinas. O problema é que não são obrigados a permanecerem. Acabam saindo e perambulando pelas proximidades, alguns dormindo ao relento, nas calçadas, embaixo de marquises e imóveis desabitados. Quem tem interesse é direcionado para as casas, onde é possível ficar durante um determinado tempo até que se organizem, seja no mercado de trabalho ou em busca de suas famílias.

Em Foz, são três casas de passagem com 140 vagas e o Centro POP que atende cerca de 80 pessoas por dia. Nas proposições interpostas pelo vereador, em relação ao que está ocorrendo no Jardim São Paulo, existe a cobrança para que se discuta uma possível mudança para um local adequado, pois as unidades funcionam provisoriamente nas estruturas da antiga escola Érico Veríssimo. Outra cobrança é a realização de trabalhos de prevenção à dependência química e uma abordagem que redirecione usuários para tratamento adequado.

Moradores e comerciantes reclamam
A iniciativa de Marcio Rosa surgiu diante das reclamações dos moradores e comerciantes próximos da Casa de Passagem e Centro POP que estão sendo vítimas de furtos e importunações constantes. Dentre os principais afetados estão as crianças, mulheres e demais pessoas quando se deslocam até a unidade de saúde que fica ao lado.

De acordo com o vereador, “os moradores próximos das casas de passagens estão sofrendo com o número de moradores de rua que ficam na região, inclusive fazendo uso de entorpecentes, praticando furtos, assediando a população e importunando constantemente mulheres e crianças. Relataram que se sentem inseguros com a situação. Quando necessitam de atendimento na UBS, é necessário passar pelo local e os munícipes ficam temerosos ao se depararem com pessoas usando drogas nas proximidades”.

Marcio Rosa disse ainda que os comerciantes estão perdendo clientes e as vendas sendo prejudicadas, diminuindo a arrecadação de impostos para o município. “Não há paz para as pessoas de bem e solicitam que sejam tomadas providências urgentes, fazendo patrulhamento ostensivo na região, pois sua presença poderá inibir tais ato”. Os requerimentos estão previstos para serem votados nas primeiras sessões de abril e caso sejam aprovados, a prefeitura tem o prazo de 30 dias para enviar as respostas oficialmente.

https://x.gd/VLzIq

Foto: Christian Rizzi

Explore mais