Vitrine de Agroecologia oferece oficinas e outras atividades no Show Rural

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Rendel” vai levar ao público do Show Rural Coopavel 2019 oficinas práticas e rápidas sobre plantas medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). A atividade é uma das diversas novidades que compõem a programação do espaço para esta edição do evento, que ocorre de 4 a 8 de fevereiro, em Cascavel (PR). O espaço é resultado de uma parceria entre 12 instituições, como universidades e institutos de pesquisas governamentais e não governamentais. Entre elas, a Itaipu Binacional.

Os minicursos devem acontecer de forma dinâmica, com início no estande da Itaipu e término na Vitrine. Além da oficina, o espaço contará com um local para rodas de conversa, feira de produtos e sementes orgânicas, venda de livros sobre agroecologia e demonstração de formas alternativas para produção de peixes em sistema orgânico.

Com o tema “Tecnologias para a Agroecologia”, a Vitrine será utilizada para demonstração de diversas técnicas, metodologias e equipamentos que potencializam o desenvolvimento da agricultura ecológica. São 2.600 m² que simulam uma propriedade rural que utiliza apenas conceitos da agroecologia.

Na Vitrine, o público encontrará produções de horticultura, fruticultura temperada e tropical, milho, mandioca, entre outras, todas com conceitos ecológicos, sem uso de agrotóxicos ou adubos químicos solúveis. Ainda serão expostos sistemas de aquecedor solar com materiais reciclados, captação, armazenamento e utilização de água da chuva, bioconstruções, e outras técnicas sustentáveis.

“Demonstramos na Vitrine a importância do autoconsumo. A melhor tecnologia é aquela baseada os pilares da sustentabilidade, com retorno econômico, equilíbrio ambiental e justiça social”, afirmou o técnico agrícola Ronaldo Pavlak, da Divisão de Ação Ambiental (MAPA.CD) e representante da Itaipu na Vitrine.

Além da Itaipu, são parceiros da Vitrine: Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural do Mato Grosso do Sul (Agraer); Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore); Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – Núcleo de Marechal Cândido Rondon (Capa); Cooperativa Agroindustrial (Coopavel); Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA); Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Cataratas do Iguaçu Produtos Orgânicos Ltda (Gebana); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Universidade Federal do Paraná – campus Palotina (UFPR); e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

(Itaipu Binacional)

More to explorer