Campanha com apoio da OAB e da Unifoz quer uma campanha eleitoral propositiva, sem ataques e sem fake news já proposta pelo candidato a prefeito de Foz do Iguaçu.
O empresário Zé Elias, candidato a prefeito com o número 44 na urna eletrônica, assinou esta quinta-feira (15), em Foz do Iguaçu, o “Pacto Por Eleições Pacíficas”. A iniciativa, organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), conta com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Unifoz. “Nós já estamos propondo uma campanha limpa, sem ataques, sem ódio e principalmente sem fake news”, disse Zé Elias.
“Nos últimos dias, estamos percorrendo as redações dos jornais e demais veículos de comunicação, defendendo uma campanha pacífica e a valorização do jornalismo com idoneidade e credibilidade”, afirmou o candidato do União Brasil, que tem como vice-prefeito o arquiteto Leandro Costa. A assinatura do pacto, coordenada pelo desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), aconteceu na Unifoz e reuniu candidatos, além de autoridades e lideranças políticas e sociais.
“O tema da campanha contribui para que as eleições transcorram de forma segura, igualitária, inclusiva, livre de assédio eleitoral, de desinformação e de discurso de ódio”, destacou o desembargador Sigurd. Zé Elias adiantou que fará uma campanha valorizando a qualidade de vida da cidade, as pessoas, o servidor público concursado e o desenvolvimento social e econômico de Foz do Iguaçu.
“A partir de agora vamos reafirmar os compromissos assumidos nos últimos meses, de uma gestão compartilhada com o Leandro (Costa) e um forte comprometimento com a aplicação adequada dos recursos públicos, para ver Foz do Iguaçu crescer cada vez mais com qualidade e inclusão de seus moradores”, afirmou o candidato.
O pacto
A iniciativa do TRE levou em consideração diversos fatores que contribuem para a deslegitimação do processo eleitoral, como a conotação recorrente de fraudes à cota de gênero, prevenção e enfrentamento à desinformação. Além disso, a internet e as redes sociais configuram importantes ambientes de debate político e a divulgação de propagandas negativas acaba por fazer proliferar o ódio e episódios de violência política.
A iniciativa levou em consideração, ainda, a Resolução nº 930/2024 DO TRE, que dispõe sobre a política de prevenção e enfrentamento ao assédio moral, assédio sexual, assédio eleitoral e discriminação durante o processo. Baseia-se, também, na portaria 153/2022 do TRE, que instituiu o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação e a necessidade de planejamento integrado das instituições públicas junto à sociedade civil buscando o desenvolvimento de ações voltadas ao fortalecimento da representatividade ativa das mulheres na política.
Zé Elias lembra que o União Brasil tem total respeito à cota de gênero, abrindo espaço para mais candidatas mulheres que o determinado pela legislação. “Nosso partido tem seis candidatas, quando o estipulado seria cinco. Acreditamos muito na participação da mulher no processo democrático”, concluiu o candidato a prefeito.