Avanço das obras da Perimetral Leste no Trevo da Argentina diminui pista e interdita ciclovia

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Motoristas e pedestres devem redobrar a atenção ao passar pelo cruzamento de acesso às Cataratas e Ponte Tancredo Neves

O avanço das obras de construção do viaduto Perimetral Leste no trevo da Argentina – encontro da Avenida das Cataratas com a BR-469, via de acesso às Cataratas e aduana do Brasil com a Argentina – requer mais atenção de motoristas e pedestres que passam pelo local. O Consórcio Ponte Brasil-Paraguai instalou equipamentos de sinalização para a mudança no trânsito do local na quarta-feira (11). Agora a pista no sentido Cataratas/Centro foi diminuída para mão única. Para quem utiliza a ciclovia paralela à avenida, o percurso final também está interditado.

Desde de março, no local avançam as obras de escavação para a construção do viaduto que dará acesso à aduana da Argentina e à Ponte Tancredo Neves. A duplicação da BR-469 – Rodovia das Cataratas deve completar o pacote de obras do governo federal para a região. O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) é o órgão responsável pela supervisão do empreendimento, gerenciado pelo governo do Paraná, por meio do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). A obra deve ser concluída até o final de 2022.

Sinalização e iluminação
Moradores dos bairros vizinhos da obra reclamam que o local tem sinalização confusa e pouca iluminação, principalmente para quem vem do centro de Foz. Pelo menos três luminárias do trevo estão desligadas, deixando o trecho escuro no encontro da avenida com a rodovia.

A comerciante Cledir Pereira, moradora do bairro Novo Horizonte, acredita que o local tem sinalização com a instalação de placas e lombadas, indicando a mudança de preferencial, mas que ainda causa dúvidas. “Quem vem da Argentina às vezes não para. Quem não é da cidade, eu percebo que fica confuso pois acha que a preferencial é quem vem da Argentina”, disse.

Em nota o DER informou que os projetos de desvio de tráfego e sinalização foram aprovados pela Polícia Rodoviária Federal, DNIT e prefeitura. A sinalização da obra segue a legislação para obras rodoviárias em perímetro urbano. O DER recomenda que os motoristas exerçam a cautela e sigam com a atenção redobrada nos trechos em obra.

A prefeitura informou que a iluminação do local era de responsabilidade do Município, mas a empresa responsável pela obra solicitou a retirada da iluminação. A prefeitura postergou no máximo o desligamento justamente para não gerar esse tipo de problema. A Secretaria de Obras vai cobrar uma solução da empresa, de acordo com a nota.

Perimetral Leste
De acordo a Itaipu Binacional as obras da Perimetral Leste, via de 15 quilômetros que vai ligar as aduanas da Ponte da Integração Brasil-Paraguai e da Argentina à BR-277, vai desviar o tráfego de caminhões pesados das avenidas turísticas e centrais de Foz do Iguaçu. A estrutura completa, no valor de R$ 140 milhões, financiada pela Itaipu, deve ser concluída em 2022, juntamente com a ponte.

A estrutura do trevo de aceso à Argentina será dotada de duas alças giratórias que permitirão o acesso e saída de cada pista e em todos os sentidos do entroncamento rodoviário. A atual aduana na fronteira com a Argentina será demolida. O acesso à nova aduana será feito por um viaduto ligando a Ponte da Integração à Perimetral Leste.

(Texto e foto: Adilson Borges Lago)

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