Parque Nacional do Iguaçu está com edital aberto para credenciar condutores de observadores de aves

bandeirinha (Chlorophonia cyanea)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Documento informa aos interessados as especificações básicas para apoiar observadores de aves.

Está aberto o período de habilitação para o credenciamento de pessoas físicas interessadas em realizar a prestação de serviços de condução de visitantes observadores de aves no maior conjunto de quedas d’água do mundo, o Parque Nacional do Iguaçu. A habilitação poderá ser solicitada a qualquer tempo, por meio do portal do Governo Federal.
O Parque Nacional do Iguaçu possui alta representatividade da biodiversidade do Bioma Mata Atlântica, sendo um dos principais remanescentes do ecossistema no País e possui uma das maiores concentrações de espécies de aves do planeta onde os observadores de pássaros redescobrem um lado de Foz do Iguaçu pouco explorado.

Com o objetivo de incentivar a atividade, o ICMBio, juntamente com o Governo Federal, vem trabalhando na informatização do sistema de solicitação de credenciamento. Agora, os interessados podem encaminhar a documentação necessária por meio do portal do Governo Federal. A lista de habilitados estará disponível em até 5 dias úteis após a emissão da autorização e poderá ser consultada na sede da unidade, no site do ICMBio ou por meio do Portal do Governo Federal.

Desde 2019, o ICMBio em ação conjunta com o Ministério do Meio Ambiente, vem avançando na desburocratização e incentivos de atividades de ecoturismo em unidades de conservação. Dentre as medidas, quatro novas portarias foram publicadas, ainda no fim de 2019, dispondo sobre normas mais claras e autorizações para a prestação de serviços de apoio ao ecoturismo nos parques, tais como condução de visitantes, transporte aquaviário,  alimentação e aluguel de equipamentos para atividades esportivas e de lazer, além da regulamentação para desburocratizar e simplificar procedimentos para atividades esportivas e recreativas, como a escalada e o voo livre.

Parque+
Criado em 2020 pelo MMA, o programa Parque+ visa ao incentivo do ecoturismo em todo o Brasil. Os novos processos e regras para atividades turísticas estão no escopo do eixo do programa que visa fomentar iniciativas para estruturação e desenvolvimento do ecoturismo nos parques nacionais, de forma ampla. Além deste, o programa atua em mais 3 eixos, voltados à promoção da acessibilidade nas UC, disponibilização de rede de Internet aos visitantes e interligação de trilhas de longo curso.
Saiba mais sobre o programa Parque+

Acesse o edital

(Ascom MMA – Foto: Bandeirinha – Adilson Borges Lago)

Explore mais